Francisco Egito Contabilidade
00-blog.jpg

Blog

ROTINA CONTÁBIL, ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS, ROTINA FISCAL E TRIBUTÁRIA E AFINS

A importância da contabilidade nas empresas

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE.jpg

 

Muitos concebem a contabilidade como uma mera formalidade exigida por órgãos públicos para o atendimento de normas fiscais e exigências legais. Esse ponto de vista retrata uma diminuta parcela da função do contador, pois visualiza apenas as rotinas de um departamento contábil, a esmagadora necessidade de cumprir o calendário tributário e fiscal, a emissão de guias, o preparo de declarações.

Essa forma de enxergar a contabilidade está extremamente equivocada, visto que em países desenvolvidos a função de um contador, ou empresa de contabilidade, é muito mais extensa e profunda. Na realidade prática do mercado, muitos contadores se queixam de serem meros “despachantes” da Receita Federal, e fica a pergunta, será que são mesmo?

Nesse pano de fundo, trazemos para à luz uma forma distinta de enxergar a contabilidade dentro de uma visão mais ampla, própria de países desenvolvidos.  A contabilidade, como muitos imaginam, é um excelente instrumento para a tomada de decisão e controle das finanças e do patrimônio. 

A contabilidade é um instrumento de controle tão eficiente que seu conhecimento é universal e altamente difundido nas grandes economias mundiais, pois é uma das suas principais ferramentas, tendo como objeto o patrimônio. Muitas vezes é difícil contemplar os benefícios de uma contabilidade correta no dia a dia de uma pequena ou microempresa, por exemplo. Isso porque geralmente seus gestores estão (de forma acertada) mais preocupados em gerir sua operação do que as minúcias. Porém, nesses tempos difíceis, em que a concorrência é desleal e todos querem sobreviver em seus negócios, a grande vantagem competitiva está em manter o controle das operações empresariais.

Ao proporcionar informações tempestivas, confiáveis e claras, os sócios e administradores poderão ter ciência de muitas questões, como: quanto se gasta com juros por não pagar uma divida em dia, quanto se gasta para manter sua operação diariamente funcionando, qual o valor dos bens que se possui a ser liquidado e até mesmo quanto vale sua marca para eventual contabilização como um ativo intangível.

Com efeito, a contabilidade é a linguagem dos negócios, baseada em fatos, números e imparcialmente regida por princípios aceitos mundialmente. Tem por objeto o patrimônio e desempenho empresarial para uma melhor compreensão do bem estar financeiro de qualquer empresa ou organização sem fins lucrativos. Através de suas técnicas contábeis, como a escrituração, pode proporcionar demonstrativos que irão permitir o conhecimento das mutações patrimoniais.

Renegar a importância da contabilidade é um grande erro cometido em nosso país, cujos efeitos são a elevada mortalidade empresarial.

A contabilidade, quando usada para fins gerenciais, fornece informações valiosas que contribuem de maneira significativa para a tomada de decisões estratégicas mais acertadas em relação ao futuro da empresa.

Por Leandro Fabiano Atir (colaborador do Setor de Contabilidade do Grupo Francisco Egito)